quinta-feira, 21 de março de 2013

As Brumas de Avalon: A Grande Rainha


Marion se tornou a minha autora favorita, não tenho como negar isso, mas deixando de lado o surto fã, vamos resenhar Brasil.

Em A Grande Rainha temos as consequências que se seguiram depois das manipulações feitas por Viviane para Artur virar Rei e ter um herdeiro de sangue puro. Além de revelar que Morgause, irmã mais nova de Viviane e esposa do Rei Lot, pode ser uma boa estrategista calculista. O surgimento de uma nova “narradora” é apresentado com Gwenhwyfar se casando com Artur.

Gwenhwyfar é a típica cristã fanática e hipócrita daquele período. Ela se casa com Artur estando apaixonada por Lancelot, melhor amigo e primo do Grande Rei. O que dá um pouco de complexidade e diferencia o romance de Igraine com Uther, pois Gwenhwyfar mantém o seu sentimento por Lancelot em segredo, assim como ele.

Marion continua sua critica aos cristãos fanáticos daquele período, e ela usa Gwenhwyfar com muita sabedoria para consolidar suas criticas. Como disse esses dias nas redes sociais: existem muitas Gwenhwyfar por ai interpretando santas, mas estão loucas para se entregarem nos braços de um Lancelot. Ela foi criada em um convento, então tudo o que não esteja de acordo com a igreja é coisa do demônio. Ela repudia e critica a antiga religião, mas é hipócrita o suficiente para buscar ajuda nessa religião para gerar o “herdeiro” de Artur, já que abortou diversas vezes sem querer.

Grande parte do livro se passa no ponto de vista de Gwenhwyfar. O que pode ser um pouco irritante para quem não consegue entender a cabeça de religiosos fanáticos, mas é algo necessário para mostrar o que acontece na corte de Artur, e de como Gwenhwyfar tem a capacidade de manipular ele. Viviane aparece muito pouco neste segundo livro, mas, como de costume, suas aparições são sempre reveladoras e importantes para o desenrolar do enredo. Devo admitir que Viviane é uma personagem muito importante e fascinante.

Morgana está desempenhando um papel mais importante no enredo agora — principalmente no final do livro quando Gwenhwyfar pede ajuda a ela para gerar um herdeiro para o trono. Porém Morgana percebe que a cada dia que passa ela perde o seu irmão para Gwenhwyfar, logo, Artur se afasta da antiga religião e de Avalon. Gwenhwyfar mostra uma grande habilidade em manipular Artur, tenho que admitir que ela é boa nisso.

O final do livro é bem inesperado, não contarei para não estragar a leitura. Gostei muito de como as coisas aconteceram e acho que Marion soube desenvolver o enredo com muita perfeição. O final de A Grande Rainha promete muitos babados e confusões.

Excelente





Citação favorita:

“— Não posso participar desse desejo, irmão. Também eu acredito ser a vontade de Deus que todos os homens devam procurar a sabedoria em si mesmos, e não recebê-la de outra pessoa. As crianças talvez precisem de alguém para lhes amassar a comida, mas os homens podem beber a sabedoria sozinhos.”

Teliesin, o Merlim


Licença Creative Commons
Resenha A Grande Rainha de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

3 comentários:

  1. O final do livro-como disse uma pessoa cujo nome não lembro-mostra Gwenhwyfar fazendo algo que vai contra tudo aquilo que ela defendeu.Hipócrita é pouco!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela realmente ultrapassa o nível de hipocrisia nesse livro, mas nada supera a noite entre ela, Artur e Lancelot. Aquela noite foi o ápice.

      Nunca conheci alguém que gostasse da Gwenhwyfar. HAHAHA

      Obrigado por comentar.

      Excluir
  2. Ao conviver os meus 22 anos com fanáticos religiosos ao meu redor sem bem o quanto pode ser irritante, mas nesse caso tem todo um jogo politico de fundo. Deve ser realmente interessante acompanhar a vida dessa corte.
    Homens manipulados tendem a fazer besteiras graves. Cada vez me interesso mais em furar a fila de leitura e colocá-los no topo.
    Tenho que parabenizar a resenha. É tão dificil fazer a resenha de uma série e não dar spoilers sobre a trama. E você conseguiu se expressar sem estragar para quem ainda não leu. Fiquei encantada com isso.
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!