segunda-feira, 18 de março de 2013

As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia

Sem dúvida um dos meus achados mais valiosos. Estava fazendo as minhas escavações literárias no sebo do Messias e encontrei essa maravilha por um preço MUITO popular. Agora vamos para a resenha.


Narrado na Bretanha do período pré-cristão. A senhora da magia nos conta a história do lendário Rei Artur e das mulheres que o cercavam. Narrado no ponto de vista feminino, podemos ver como tudo fora manipulado para que Artur nascesse e posteriormente virasse rei. Neste livro você não encontrará lutas épicas e nem derramamento de sangue, pois — conforme já disse — é narrado no ponto de vista feminino e naquele período as mulheres não participavam das batalhas.

Porém isso não é algo negativo, pois pelo ponto de vista feminino podemos ver como as situações foram manipuladas para que as coisas acontecessem em favor da Ilha de Avalon. Além dos romances, dramas e conspirações que envolvem os personagens. Marion Zimmer Bradley nos mostra que mesmo por detrás da coxia¹ as mulheres tiveram papéis importantes nos principais acontecimentos do período, além de criticar com muita sabedoria o fanatismo cristão que estava em ascensão.

No primeiro volume de As Brumas de Avalon somos introduzidos à vida de Igraine em Tintagel e em seu infeliz casamento com Gorlois. Também conhecemos a infância de Morgana, filha de Igraine, e como sua vida fora afetada com a morte de seu pai e o posterior casamento de Igraine com Uther — que fora planejado pela Senhora de Avalon, Viviane. Presenciamos o nascimento de Arthur e todas as articulações feitas para que ele se torna-se o único e verdadeiro Rei.

Morgana sem dúvida é a personagem mais fascinante no livro. Acompanhamos a evolução da personagem desde sua infância à sua iniciação nas artes místicas, quando se torna sacerdotisa de Avalon ao lado de sua tia Viviane, e a sua saída de Avalon deixando Viviane e as artes místicas para trás.

Com uma narrativa envolvente A Senhora da Magia nos faz amar, odiar e sofrer junto dos personagens. Um livro maravilhoso com um roteiro desenvolvido com uma maestria magnífica. A capa de couro vermelha com o título em dourado faz jus à obra maravilhosa que é.

Excelente





Citação favorita:
“O que os sacerdotes não sabem, com o seu Deus Uno e sua Verdade Única, é que não existe história totalmente verdadeira. A verdade tem muitas faces e assemelha-se à velha estrada que conduz a Avalon; o lugar para onde o caminho nos levará depende de nossa própria vontade e de nossos pensamentos, e talvez, no fim, cheguemos ou à sagrada ilha da eternidade, ou aos padres, com seus sinos, sua morte, seu Satã e o inferno e danação...”
Morgana 


Licença Creative Commons
Resenha A Senhora da Magia de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

3 comentários:

  1. Tenho os 4 livros de As brumas de avalon nessa versão bonita de capa dura tbm, sem contar que o livro é tudo de bom, principalmente o terceiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição de capa dura é a coisa mais linda. Tive a sorte de encontrar pelo preço que encontrei. Sim, o terceiro livro é ÓTIMO, mas gostei muito do quarto. Ótimo encerramento da saga.

      Obrigado por comentar.

      Excluir
  2. Eu tenho (surrupiado da Josy na cara de pau) os quatro livros nas capas normais. Mas, ainda não tinha parado pra ler mais aprofundadamente sobre os livros, apesar de ter muito interesse em lê-los já algum tempo. Bem capaz que eu o coloque para minha meta de leitura desse ano ainda. Vi a empolgação com que o leu e isso é um baita incentivador.
    Gostei da resenha, ficou bem claro e sem dar spoilers. Acho digno esse clima de suspense que cria, atiçando a curiosidade do propenso leitor futuro.
    Parabens!
    Beijos

    ResponderExcluir

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!