sábado, 30 de março de 2013

Brumas de Avalon: O Gamo-Rei



Olá Brasil. Hoje vou resenhar o terceiro livro da saga As Brumas de Avalon da minha autora favorita Marion Zimmer Bradley.

O Gamo-Rei já começa maravilhosamente bem com a narração no ponto de vista de Morgause e finalmente podemos ver o que se passa no reino de Lot e com Gwydion — que promete muita coisa futuramente. Viviane sempre aparecendo e causando fascínio, ela sem dúvida é a melhor jogadora nessa trama envolvendo o reino.

Gwydion — filho de Morgana — parece ter uma grande importância no destino de Avalon e Camelot. De certa forma gosto do romance — se é que posso chamar dessa forma — entre Morgana e o Bardo Kevin. Eles são seres completamente desenvolvidos intelectualmente. Acho que eles fariam um casal fascinante, mesmo com a deformidade de Kevin.

O suposto caso entre Lancelot e Gwenhwyfar se torna mais evidente e até um pouco descarado nesse volume. E isso é o ponto forte que a Marion utiliza para criticar a hipocrisia que assola o reino de Camelot. A forma como a autora utiliza Gwenhwyfar para criticar esse fanatismo hipócrita é maravilhoso. As palavras que ela utiliza na narração são excepcionais.

Lancelot é um personagem muito conturbado por apaixonar-se pela esposa de seu Rei e primo, mas ele fez algumas revelações para Morgana que eu não esperava. Chocado me define quando li a revelação na página 45. Marion me surpreendeu novamente e só me fez amá-la ainda mais.

Entretanto, eu fiquei mais chocado com a Morte de Viviane, não esperava — mesmo tendo o conhecimento das visões profetizadas por Gwydion sobre derramamento de sangue diante do trono. Fui pego de surpresa, o que me deixou mais fascinado pela história, pois isso forçou Morgana a despertar para as questões da Deusa e dos interesses de Avalon.

O casamento de Morgana com Uriens é um pouco conveniente, mas o caso amoroso dela com o seu enteado Acolon é muito apaixonante e bastante importante para os planos de Morgana em defender Avalon.

Não senti falta das batalhas épicas, porque as conspirações que acontecem na coxia são maravilhosas. Fico fascinado com esse jogo político e com esse confronte de crenças que a Marion criou nessa saga maravilhosa.

Mais uma vez dou nota cinco para essa sequencia. Marion sempre me surpreende e me cativa a cada livro. Sem contar que a sua narração é esplendorosa.


Muito Bom





Citação favorita:
“ — Não posso ouvir você amaldiçoar minha religião, Gwenhwyfar. Nunca praguejei contra a sua, lembre-se disso. Deus é Deus, qualquer que seja o nome pelo qual é chamado, e é sempre bom. Considero pecado acreditar que Deus possa ser cruel ou vingativo, e você o torna mais mesquinho do que o pior dos seus padres.”
Morgana  

Licença Creative Commons
Resenha O Gamo-Rei de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito legal começar a ler uma série a partir do primeiro volume...rsrsrs.
    Começei a ler a série a partir do segundo livro e ficava confusa com algumas partes em que os personagens citavam acontecimentos anteriores.
    O primeiro livro foi o ultimo que li.

    Todos são maravilhosos!!!!
    Você gostou do "romance" entre Morgana e Kevin?
    Que maravilha!!!Nunca achei pessoas que ao menos colocassem esse fato em suas resenhas.
    Um dia eu vou reler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que chato iniciar uma série pelo segundo volume, imagino como deve ter se sentido.

      Sim, todos são maravilhosos. Eu amo essa série.

      Eu gostei muito do "romance" entre a Morgana e o Kevin. Achei diferente e bastante incrível, pena que teve o final que teve, mas foi bom o "romance" deles. Achei válido colocar essa observação do romance deles justamente por nunca ter visto nada em outras resenhas.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Dessa vez tive spoilers... xD
    E quer saber? Isso só atiçou ainda mais minha curiosidade pra série. Afinal, estou aqui a pensar o que aconteceu, como e por quê aconteceu. E essa é a magia dos livros, nos fazer viajar nas ideias, criar ou destruir conceitos. Fazer criticas ou simplesmente ajudar a desconectar desse mundo.
    Eu realmente preciso ler esse livro, quem sabe assim posso ver um pouco pelo ponto de vista dos fanaticos e hipocritas e conseguir entender algumas coisas da essencia humana que simplesmente não entram no meu entendimento.
    Só vejo elogios sendo tecidos para esse autora. Acho que vou ler O Incêndio de Tróia da mesma autora. To curiosa com o estilo dela.
    Obrigada por mais uma ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!