quinta-feira, 28 de março de 2013

Os Óculos da Dona Gramática


Em um belo dia, Dona Gramática, ao acordar de um cochilo, percebe que seus óculos desapareceram. Ela logo suspeita do verbo, pois o verbo sempre é quem indica o praticante da ação. Porém, o verbo não sabia de nada e logo mandou a Dona Gramática perguntar para o Sujeito, mas o Sujeito estava passando por uma crise existencial, pois não sabia se era simples, composto, indeterminado ou até mesmo... Inexistente.

Enquanto isso o Pleonasmo surtava num rompante verborrágico e subira no banco da praça para declarar-se o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Nesse meio tempo, entra em cena a querida Pupi que amava a Dona Gramática e a irmã desta, a Norma Culta, mas como Pupi era muito jovem ainda era influenciada pela prima rebelde da família: Norma Coloquial.

E em uma atmosfera descontraída e deliciosa, Régi Macedo, o autor, desenvolve com uma didática magnifica, uma forma de aprender as funções de cada membro dessa família linguística que é a Língua Portuguesa.

Os Óculos da Dona Gramática é um livro divertidíssimo, como diria o adjetivo, e muito delicioso na sua leitura. Recomendo para todos que amam essa língua maravilhosa.

E afinal, com quem está com os óculos da Dona Gramática? Para saber só lendo esse delicioso livro.

Excelente






Citação Favorita:
“Dominar o discurso é dominar o próprio destino!”
O Substantivo


Licença Creative Commons
Resenha Os Óculos da Dona Gramática de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

3 comentários:

  1. Poxa ameii quero muito ler ele agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura dele é muito rápida e deliciosa!

      Fico feliz que tenha se interessado pelo livro.

      Excluir
  2. UAU! Isso sim é dinamismo e diversão para se aprender sobre a minha amada gramatica. Acho que se todos tivessem um contado assim com ela mais pessoas gostariam dessa parte do nosso rico idioma.
    Fiquei mega curiosa para ler esse livro e aumentar meus conhecimentos enquanto provavelmente darei boas risadas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!