terça-feira, 21 de maio de 2013

Romeu & Julieta


Romeu & Julieta é a tragédia mais conhecida de Shakespeare, e uma das minhas favoritas também. Você provavelmente já deve ter ouvido falar desta história de amor, e caso não tenha ouvido, ficará sabendo a partir de agora.

Estamos em Verona.

Romeu, filho dos Montecchios, acaba se apaixonando por uma bela jovem em um baile oferecido pela casa dos Capuletos, família rival da sua. Romeu se vê perdidamente apaixonado por essa jovem, Julieta, filha dos Capuletos, esta também se vê apaixonada pelo jovem rapaz.

Entretanto, a rivalidade fervorosa de suas famílias se torna um imenso empecilho para que ambos possam vivenciar esse amor, mas, determinados, os jovens amantes não desistem do romance. E com a ajuda da Ama de Julieta e do Frei Lourenço, confidente de Romeu, planejam o casamento em segredo e fogem para viverem eternamente felizes.

Contudo, a fortuna não estava ao lado do jovem casal. Romeu e seu querido amigo e parente do Príncipe, Mercucio, se envolvem em uma briga com Tebaldo, primo de Julieta. Tebaldo, em seu duelo com Mercucio, acaba assassinando o amigo de Romeu, este vinga a morte de seu amigo matando o primo de sua amada.

O Príncipe, ao ver tal derramamento de sangue, age de forma misericordiosa e exila Romeu das terras de Verona.

Nesse mesmo período, o Senhor Capuleto concede a mão de sua filha para o nobre Paris. E Julieta, transtornada com a decisão do pai, recorre ao Frei Lourenço solicitando ajuda. O Frei oferece uma poção para que Julieta tome, pois tal poção lhe dará aparência de morta, evitando o casamento. E quando ela acordasse em seu tumulo, Romeu estaria lá para resgatá-la.

Julieta ingere a poção e é feita toda a cerimônia fúnebre. Tudo estava dando certo, porém Frei João — que ficou responsável em avisar Romeu sobre o plano — não consegue chegar até Romeu para avisá-lo devido a uma peste que o impediu de entrar na cidade, mas o criado e amigo de Romeu, Baltazar, consegue entrar na cidade e avisar sobre o falecimento de Julieta.

Romeu, endoidecido com a notícia da morte de sua amada, compra um veneno e parti para Verona. Ele chega ao mausoléu dos Capuletos e encontra Paris, o noivo de Julieta. Eles duelam e Paris morre. Romeu vê sua bela amada morta e toma o veneno. Logo após, Julieta acorda e vê seu amado morto. Ela o beija na esperança de conseguir algum resquício do veneno, mas não obtém sucesso.

Julieta ouve passos se aproximando do mausoléu e pega o punhal de Romeu. Ela se suicida com a arma. Neste instante entra o Príncipe com o seu séquito, os Capuletos, os Montecchios e o Frei.

Em vista de toda a tragédia, Capuletos e Montecchios decidem em declarar a paz entre suas casas.

Quanta tragédia, não? Os diálogos são apaixonantes e bonitos, é algo que gosto nas peças de Shakespeare, este que me perdoe, mas foi a forma mais rápida de resumir um clássico maravilhoso.

O romance entre Romeu e Julieta é surreal, mas é justamente o típico romance adolescente, onde tudo é urgente e nada pode esperar. É puro e ingênuo.

Recomendo para leitura, pois é delicioso, principalmente os diálogos entre os personagens — Não me canso de reafirmar. A forma como os amantes declaram o amor que sentem um pelo outro é muito bonito.

Sou meio bardolatra, então sou suspeito para falar de Shakespeare, mas vale a pena conferir.

Excelente





Citação Favorita:
“Ai! Porque será que o amor, que tem tão terno aspecto, quando o experimentamos, converte-se em tirânico e brutal?”
Benvolio


  
Licença Creative Commons
Romeu & Julieta de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

2 comentários:

  1. A mais bela história de amor de todos os tempos. Ah, seu Shakespeare...

    Li-o na forma de texto teatral mesmo e foi uma das leituras mais emocionantes que já fiz. Incrível como algo escrito há 500 anos ainda pode nos fazer viajar e suspirar desse jeito...

    ResponderExcluir
  2. Shakespeare será eterno. Sou apaixonado por ele e por suas obras. Um gênio do teatro, sem dúvida!

    ResponderExcluir

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!