terça-feira, 16 de julho de 2013

Angelus "Histórias fantásticas de anjos"

Anjos sempre me causam certo fascínio. E por este motivo acabei lendo a antologia Angelus “Histórias fantásticas de anjos”.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, que traz a imagem de The Birth of Venus, 1879, do pintor francês William-Adolphe Bouguereau. O tom azulado ficou perfeito na imagem, pois deu um ar sóbrio nas sombras que ficaram extremamente fortes.

Angelus reúne vinte contos de vinte autores nacionais e um prefácio delicioso com informações sobre anjos em outras obras literárias, e alguns fatos históricos onde esses seres alados já apareceram. Não se engane ao pensar que os contos são voltados à esfera apocalíptica ou a batalhas épicas, pois você verá que está errado.

Os contos de Angelus vão desde um romance entre a filha de uma feiticeira e um anjo até anjos assassinos com desejo pela carnê humana. Como a minha amiga Eri Guimarães disse, e eu concordo plenamente, Angelus é uma montanha russa de emoções. Há momentos em que um conto te leva ás alturas, mas há contos que te deixam desanimados.

Muitos autores souberam construir o seu conto de maneira excelente, como Ramon Giraldi, autor de Pequena Dama, Ceres Marcon com seu conto A Queda e Rodolfo Santos com o conto A Filha das Plumas, mas alguns deixaram a desejar em relação à execução da ideia e o desenvolvimento do enredo. Isso não significa que os contos são ruins, eles apenas não foram desenvolvidos de forma eficaz.

Angelus é uma boa dica para quem nunca leu história sobre anjos e deseja começar agora.

Regular





Citação favorita:
“Não desejo sua luz, sua prisão, sua obediência cega e nem seu Deus. Quero o que tenho. O que conquistei. Não vou permitir que ninguém tire isso de mim.”

Penemue
A Queda por Ceres Marcon


Onde comprar: Saraiva |  Cultura | Fnac | Submarino | Literata | Martins Fontes



Licença Creative Commons
Resenha Angelus de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!