quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A sombra do Vento

Título original: La sombra del viento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradutor: Marcia Ribas
Gênero: Romance
Páginas: 399
Ano: 2001
Editora: Suma de Letras

  PESOAALLLLL, mais uma resenha dessa vez um livro Espanhol, foi meu primeiro livro de um autor espanhol e simplesmente me apaixonei, vamos ver o porque?

  A história de Daniel se passa entre sua pré-adolescência e sua jovialidade adulta. Ele é um menino ingênuo e bem simples, filho de Dono de uma livraria que aos seus dez anos descobre um segredo contado pelo seu pai, é um cemitério, mas não um cemitério qualquer um cemitério dos Livros Esquecidos. 

 Em plena Barcelona pós-guerra há um casarão enorme onde são guardados livros já esquecidos, que não possuem mais donos e que seus atores já morreram há muito tempo, e cabe a Daniel escolher um livro para tomar para si, para que o livro tenha um novo dono, e seu escolhido é “A sombra do vento” de Júlian Carax.

  Daniel logo percebe que esse não é um livro qualquer, é um livro de romance e mistério, mas que tem um ar sombrio que só quem teve experiências terríveis na vida conseguiria escrever assim, cada vez mais fica fascinado pelo autor sem perceber em que realmente está se metendo.

  Após algum tempo, Daniel avista de vez em quando um homem, manco, sempre fumando e com a cara cheia de cicatrizes de queimaduras, parecido com o personagem do livro, o próprio diabo, certa vez eles se encontram, Daniel percebe que ele quer o livro para ele, mas não é para lê-lo ou guardá-lo, mas sim para queima-lo junto com as lembranças de Júlian Carax.

  Daniel não sabe por que ele quer fazer isso e cada vez mais tenta desvendar o mistério que envolve Júlian Carax e sua família e cada vez fica mais fascinado com a vida desse autor.
Gente esse livro é simplesmente MARAVILHOSO, eu amei muito!

  E o mais interessante é que não acontece NADA durante 150 paginás do livro, mas mesmo assim ele te envolve de uma maneira que você não para de ler!

  Os personagens são extremamente cativantes, você se afeiçoa a Daniel e a seu amigo Fermín, mas o mais legal é que a vida do autor do livro Júlian Carax ( que aconteceu há 10 anos antes de Daniel nascer) e a própria vida do nosso protagonista se mesclam de uma maneira que se harmoniza, conforme é contado a história de Daniel também é contado a história de Júlian e a gente percebe que os dois passaram por muito coisa parecida.

  Mas como nem tudo é perfeito eu achei que algumas ações demoraram um longo período de tempo para acontecer, decepcionando um pouco o leitor de vez em quando.

  
Mas fora isso é um ótimo livro de época que também nos mostra como era a cultura Espanhola há 50 anos e como os livros eram apreciados!

Nota:



Muito Bom




Citação Favorita:

" A televisão, amigo Daniel, é o Anticristo, e eu digo que bastarão três ou quatro gerações para as pessoas não saberem mais nem peidar por conta própria e para o ser humano voltar à caverna, à barbária medieval, a estados de imbecilidade que a lesma ja superou por volta do Pleistoceno. Este mundo não vai acabar por causa da bomba atômica, como dizem os jornais, vai acabar, sim, de tanta risada, de tanta banalidade, por essa mania de se fazer piada com tudo, e além do mais piadas ruins."

Fermín Romero de Torres.

Onde comprarSaraiva | Cultura | Fnac ($) Submarino Suma de Letras | Martins fontes. 

Licença Creative Commons
A sombra do vento de Cleber Diniz é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!