terça-feira, 27 de agosto de 2013

Digam a satã que o recado foi entendido

Título original: Digam a satã que o recado foi entendido
Autor: Daniel Pellizzari
Gênero: Romance
Páginas: 178
Ano: 2013
Editora: Companhia Das Letras

Olá pessoas, eu disse no vídeo do domingo que postaria esta resenha na quinta, mas estou postando hoje. Antes de tudo, preciso deixar claro que este livro não é sobre satanismo, ok? Não se assustem, leiam a resenha e descubram qual recado foi entendido!

Ninguém sabe ao certo o que levou Magnus Factor a estender a sua estadia em Dublin, Irlanda. Talvez fosse pela bela Stefanija? Ninguém sabe dizer ao certo, o que sabemos é que Magnus abriu uma agência de turismo especializada em locais mal-assombrados que não existem. E permaneceu na capital mundial da cerveja escura e das brigas de rua.

Magnus gerência sua agência junto de seus sócios e junto do único irlandês, Bartholomew O’Shaugnessy ou Barry como é chamado pelos colegas de trabalho. Ele é contratado para dar maior credibilidade às histórias horripilantes inventadas por Magnus. Barry é um cara arrogante, insuportável, xenofóbico, homofônico e racista. Sim, ele é tudo isso. Porém, consegue nos fazer rir em alguns momentos.

Simultaneamente, uma seita quer trazer de volta o antigo deus-serpente dos celtas, e é nesta seita que encontramos Demetrius Vidaloo, que irá sacrificar uma jovem virgem para realizar o ritual insano e descabido.

Em meio a milk-shakes, assassinato de velhinhas inocentes, videogames, traficantes gregos, cultos obscuros e terrorismo poético, Magnus se vê em um espiral de loucura e desespero. Mostrando com um bom humor, os relacionamentos e a vidas desses idiotas extraordinários, o que conduzirá o leitor a seguinte conclusão:

“Hoje é o amanhã que ontem nos preocupava, e tudo vai bem”. Isto e que um milk-shake, às vezes, é tudo o que um cara precisa. Além de deixar claro para satã que o recado foi entendido.

Digam a Satã que o recado foi entendido é um ótimo livro, sua narração é intercalada ente os personagens, e é apresentado em prosa, o que é uma delicia.

Entretanto, é um texto muito sensível, principalmente quando o foco narrativo está em Barry, pois ele usa muito palavrão e MUITAS palavras chulas. Além de não usar nenhum tipo de pontuação. Os erros gramaticais incorporam com perfeição a essência de Barry.

Muito Bom!






Citação favorita:
“Estava tudo bem na minha vida. Estava tudo errado, mas tudo errado também era tudo bem.”

Magnus

Onde comprarSaraiva | Cultura | Fnac ($) Submarino | Companhia das Letras | Martins fontes. 


Licença Creative Commons
Digam a satã que o recado foi entendido de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!