quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Veronika Decide Morrer

Título original: Veronika Decide Morrer
Autor: Paulo Coelho
Tradutor: -
Gênero: Romance
Páginas: 208
Editora: Sextante

Olá, pessoas. Hoje vou fazer uma resenha de um livro de um autor que eu nunca me imaginei lendo. Vamos ver no que deu?

Veronika é uma jovem eslovena que decidira morrer. E com a ajuda de muitos comprimidos se entregara ao suicídio, mas ela não esperava que fracassasse em sua tentativa. Seu fracasso a levou direto para Villete, um famoso asilo de loucos localizado na capital eslovena, Liubliana.

Villete foi construído no ano da independência do país em um antigo quartel. A imprensa vivia publicando artigos sobre os maus tratos que acontecia em Villete, além da mistura que era os loucos condenados pela justiça convivendo com os acusados de loucura ou que fingiam insanidade. Ninguém nunca conseguiu fugir de Villete, o que ressaltava a fama da instituição.

Veronika estava presa naquele asilo rodeada de loucos. E é lá que ela descobre que sua tentativa de suicídio prejudicara o seu coração, lhe restando apenas alguns dias de vida.

Em sua estadia no asilo, Veronika conhecera a louca Zedka que lhe explicara, pela visão de um louco, o que realmente era a loucura. Fazendo uma reflexão sobre o senso comum ser a insanidade coletiva que achamos normal. Zedka é uma louca que sabe que é louca, mas que também sabe que precisa parecer com os loucos que vivem no mundo além dos muros de Villete.

Além de Zedka, Veronika acaba se aproximando de outro paciente. Um rapaz que sempre a ouvi tocar piano. Eduard é um jovem esquizofrênico que não fala, não por que é mudo fisicamente, mas essa mudez não existe quando ele está com Mari, uma velha advogada internada por síndrome do pânico que, apesar de já ter se curado da síndrome, ainda permanece em Villete.

Reflexões são postas na mesa. Uma mudez psicológica pode ser curada com um sentimento intenso, a insegurança de recomeçar a vida além dos muros de Villete pode ser superada ao ver o sofrimento de uma moribunda condenada, mas acima de tudo, uma suicida é capaz de encontrar em outra pessoa a vontade de viver.

Veronika decide morrer pode ser um livro de autoajuda; ficção; romance; drama; filosofia e reflexões. O que é a loucura? Quem são os loucos? Como determinar o que é louco ou não? Faço parte de uma loucura coletiva?

Contudo, acima de tudo isso, Veronika decide morrer é um livro de superação. É um livro de uma garota suicida que redescobre o desejo de viver.

Muito Bom!






Onde comprarSaraiva ($) | Cultura | Fnac  Submarino | Sextante | Martins fontes. 


Citação favorita:
“Se um louco me perguntar para que serve uma gravata, eu terei que responder: para absolutamente nada. Nem mesmo para enfeitar, porque hoje em dia ela tornou-se símbolo de escravidão, poder, distanciamento. A única utilidade da gravata consiste em chegar em casa e retirá-la, dando a sensação de que estamos livres de alguma coisa que nem sabemos o que é.”

Dr. Igor



Licença Creative Commons
Resenha Veronika Decide Morrer de J. R. Gomes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!