quinta-feira, 26 de setembro de 2013

As Boas mulheres da China

Título original: The Good Women of China
Autor: Xinran
Tradutor: Manoel Paulo Ferreira
Gênero: Condições Sociais
Páginas: 251
Ano: 2007
Editora: Companhia de Bolso


Olá pessoal! Tudo bem?
Vamos resenhar?

  Sinceramente o livro de hoje será um pouco difícil de fazer a resenha, por que ele mexeu muito comigo e quero tentar expressar como o livro (mais um) mudou meu conceito sobre o mundo.
  
  Bom “As boas mulheres da China” conta histórias verdadeiras sobre mulheres que viveram na época da Revolução cultural chinesa e na época onde o Comunismo era forte e tudo que era de fora do país era considerado como ilegal, errado e digno de repugnância.

  Todas as histórias são contadas por quem as ouviu que é a Jornalista Xinran, que por volta de 1989 tinha um programa na rádio chama Palavras na brisa noturna, onde falava de vários aspectos do cotidiano e das dificuldades da China, mas conforme o tempo foi passando ela percebeu que as mulheres estavam desorientadas sobre sua própria sexualidade e questões amorosas, então Xinran decidiu que seu programa seria mais voltado para o publico feminino.

  Foi quando ela começou a ser reconhecida na mídia e as mulheres começaram a confiar nela, que relatos por carta e entrevistas começaram a acontecer.

  E o livro todo são as histórias dessas mulheres chinesas que anseiam em compartilhar seus medos, erros, angustias e tristezas. Há vários relatos, desde meninas que perderam a inocência muito cedo devido por terem sido abusadas sexualmente pelo próprio pai, ou moradoras de um vilarejo distante que foram vítimas de um terremoto e que esperaram 14 dias para serem socorridas dos escombros (a história que mais me emocionei) e de mulheres que esperaram 45 anos pela volta de seu amado.

  O livro todo mostra o sofrimento de todas essas mulheres que eram vítimas dos homens e de seu próprio país, pois eram consideradas o sexo frágil e que serviam somente para procriar e cuidar de toda a casa sem ter ao menos a oportunidade de opinar na vida do casal e na política do país.

  Essas mulheres foram as que mais batalharam para ter uma vida digna e decente e sacrificaram tudo para o bem de sua família, ou para pelo menos tentar compreender-se.

  “As boas mulheres da China” é um livro devastador e triste, mas que todos nós deveríamos ler para reconhecer e respeitar muito mais as mulheres devido a toda luta e opressão que elas tiveram durante todo esse tempo e para agradecer a vida que nós temos agora, pois apesar de todo os desafios que surgem em nossa vida, nós conseguimos supera-los porque temos a chance, o meio e condições para isso, coisa que essas mulheres não  possuíam.

Muito Bom


Citação Favorita:

“É tarde demais para devolver a juventude e a felicidade a Hua’er e a outras mulheres que suportaram a Revolução Cultural. Elas arrastam consigo as grandes sombras negras de suas recordações.”
- Xinran

Onde comprar: SaraivaCultura | Fnac ($) | Submarino  | Companhia de bolso | Martins fontes
Licença Creative Commons
As boas mulheres da China de Cleber Diniz é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!