quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Clássico de Novembro: Noites Brancas



Olá munchkins, como vocês estão?

Eu sei que fiquei ausente do blog por algumas semanas e peço perdão por isso, mas não tive tempo de resenhar nada nestes últimos dias. Entretanto, venho trazer uma novidade para vocês.

Vocês gostam de clássicos?

Eu sou apaixonado por clássicos como Machado de Assis, Saramago e afins. Por este motivo decidi reservar a primeira resenha de todo mês para os clássicos. Todo mês teremos uma resenha indicando um clássico para vocês. Espero que aproveitem e se desafiem a ler os tão temidos clássicos.

Para inaugurar O Clássico do Mês, vou resenhar um livro de um autor extremamente renomado que é ícone da literatura russa. Ele mesmo, Fiódor Dostoiévski. Eu estou começando a me aventurar na literatura russa agora e, depois de muitas recomendações, acabei começando por ele. Vamos lá.

Título Original: Biélye Nótchi
Autor: Fiódor Dostoiévski
Tradutor: Nivaldo dos Santos
Gênero: Romance
Páginas: 96
Ano: 2005
Editora: editora34

No verão em São Petersburgo acontece um fenômeno natural em que o sol praticamente não se põe, deixando as noites quase tão claras quanto o dia. Esse fenômeno é conhecido como noite branca.

Em certa noite, o personagem narrador cujo nome não sabemos, atravessa os limites da cidade em meio a sua solidão e acaba encontrando uma jovem apoiada no parapeito do canal. Ele se encanta pela moça e começa a segui-la. E depois de salvá-la de um assédio de outro homem, eles começam a conversar, mas a jovem moça insiste que não o conhece direito. Então, o personagem narrador propõem que eles se encontrem na noite seguinte para se conhecerem melhor.

Na segunda noite, o narrador conta para Nástienka, a jovem moça, a sua história de isolamento em um discurso tão formal que ela se maravilha, mas lhe pede que fale de forma mais simples, pois não saberá falar a altura.

Na terceira noite, Nástienka narra sua história para o personagem narrador, contando sobre a espera do amor de sua vida que precisara partir deixando-a sozinha, mas ele lhe fez a promessa de que voltaria e a procuraria. Entretanto, ele já voltara, mas não a procurara. O personagem narrador fica encantado pela inocente moça e uma ligação forte acaba sendo criada entre ambos. Por esse motivo, o homem promete ajudar Nástienka a encontrar o seu amor.

No decorrer da busca, o homem entra em conflito, pois encontra-se perdidamente apaixonado por Nástienka. E na última noite todas as coisas podem acontecer, Nástienka poderá encontrar o seu amor, o homem poderá declarar-se para ela e acabar com o seu conflito, mas, também, nada poderá acontecer.

Cheio de figuras de linguagem, Noites Brancas é um romance que fala sobre solidão, sonhos e liberdade. É um romance que faz com que o leitor se identifique com os personagens em alguns pontos da obra. É um livro maravilhoso, mas não é de fácil leitura, muitos podem pensar em desistir no começo, pois não há nada de atrativo na mente do pobre rapaz, mas, se persistir, conhecerá um lado do ser humano que nenhum outro pensador conseguiu mostrar.

Excelente!





Citação favorita:
“Um novo sonho é uma nova felicidade! Uma nova dose de veneno delicado e sensual! Oh, que lhe importa a vida real!”  

Onde comprar: Saraiva | Cultura | Fnac | Submarino ($) | Editora34 | Martins Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!