sábado, 10 de maio de 2014

A Rainha dos Condenados

Título original: The Queen of the Damned
Autor: Anne Rice
Tradutor: Eliana Sabino
Gênero: Romance sobrenatural; gótico
Páginas: 586
Editora: Rocco

Como vocês perceberam, sou apaixonado pela Anne Rice e não podia deixar de resenhar este livro que é um dos melhores que a Anne já escreveu. Então vamos lá!

No livro “O vampiro Lestat” conhecemos Akasha, uma antiga rainha egípcia portadora da essência dos vampiros. E em “A rainha dos condenados” ― continuação direta de “O vampiro Lestat” ― vemos as conseqüências dos atos de Lestat no livro anterior.

Neste romance, Lestat começa a relatar brevemente o que lhe aconteceu; o sucesso com seu show; o pandemônio dos vampiros querendo a sua destruição e a incrível força que destruía seus inimigos com fogo. Entretanto, ele dá uma pausa em sua narração e informa ao leitor que alguns fatos anteriores são de grande importância para a compreensão de todo este cenário caótico.

“Porém não se preocupem: embora os abandone, voltarei com força toral no momento apropriado. A verdade é que odeio não ser o tempo todo o narrador na primeira pessoa! Parafraseando David Copperfield: não sei se sou herói ou vítima nessa história.”
A Rainha dos Condenados, pp. 16

A narrativa, ao contrário dos livros anteriores, não é focada em apenas um narrador personagem, aqui temos vários narradores que ajudam a construir esta incrível historia. E com isso você é transportado o antigo império epípcio há seis mil anos, e conhece a história da rainha Akasha e principalmente a história da origem dos vampiros. E obviamente o desfecho de toda a trama. Vemos retornar alguns personagens queridos, como Louis, Gabrielle e Armand, e também vemos novos personagens como Maharet e Jessica, duas personagens narradoras fundamentais para o desfecho do enredo. Além de outros personagens, cujas personalidades peculiares criam um universo vampírico muito mais atrativo aos olhos dos mortais.

A religião e a fé são colocadas em questionamento como em quase todos os livros da autora, e é o que mais me encanta, mas neste romance ela trabalha outros aspectos como a razão de existência, falhas e virtudes humanas representadas por seus vampiros. Além de criar um novo universo e colocar o vampirismo em um patamar nunca antes visto.

Sua escrita é impecável, cheia de detalhes ricos e estruturas deliciosas de se ler. E a diferença peculiar na narração quando troca-se o personagem narrador é fantástica.  Como eu disse na resenha de o Vampiro Lestat, você se convence de que são realmente os personagens que estão contando a história e não a autora. O que torna o livro uma obra deliciosa de devorar em qualquer momento do dia.

Excelente!





Citação favorita: “Nenhum de nós realmente muda com o tempo; apenas nos tornamos mais integralmente o que somos.”
Lestat


Onde comprar: Saraiva  | Cultura | Fnac ($) | Submarino | Martins Fontes | Rocco
Licença Creative Commons
Resenha A Rainha dos Condenados de J. R. Gomes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!