sábado, 3 de maio de 2014

As vantagens de ser invisível

Título original: The perks of being a wallflower
Autor: Stephen Chbosky
Tradutor: Ryta Vinagre
Gênero: Romance epistolar; Literatura juvenil
Páginas: 224
Editora: Rocco

Todos nós já fomos, somos ou seremos adolescentes. E por mais bobo que possa parecer para um adulto os pensamentos e a forma como um adolescente vê o mundo, não muda o fato de que este adulto já tenha pensado e visto o mundo da mesma forma.

E as vantagens de ser invisível é isso, o mundo adolescente apresentado por um garoto peculiar e único.

Narrado em formato de cartas, Stephen Chbosky nos conta a história de Charlie, um garoto de quinze anos que está se recuperando de uma grande depressão após perder o seu melhor amigo. Charlie possui certos problemas para se socializar, uma coisa bem complicada para um calouro no ensino médio, mas ele acaba conhecendo dois veteranos que são um pouco estranhos, mas completamente autênticos.

Sam e Patrick acabam acolhendo Charlie em seu círculo de amizade, e ao lado deles o inocente e ingênuo Charlie começa realmente a viver. Ele experimentará as primeiras coisas da adolescência, como o primeiro beijo, o primeiro porre, a primeira briga, o primeiro amor e principalmente os primeiros amigos verdadeiros. Coisas simples que todos nós já passamos ou ainda passamos, mas são coisas simples através do olhar de um garoto único com uma visão de mundo totalmente diferente da maioria. E é essa visão que cativa e envolve adultos e adolescentes durante a leitura. A forma como Charlie enxerga esses acontecimentos é o que torna o livro o que ele é.

Charlie é um personagem que te cativa nas primeiras páginas. E conforme ele nos conta a sua história, você inevitavelmente acaba sentindo-se amigo desse garoto. Sente que o querido amigo para o qual ele escreve as cartas é você. Você se torna amigo de Charlie e conforme as páginas vão passando você se apaixona; se entristece;  se enraivece, se alegra, se identifica. Esse vínculo que o autor cria com o leitor é o que torna a experiência de leitura única.

A narrativa de Stephen Chbosky é simples, mas o seu vocabulário é muito rico. Assim como as ideologias do autor apresentadas através das palavras do personagem narrador. O texto flui naturalmente e as páginas passam sem você perceber. O livro As vantagens de ser invisível é completamente apaixonante e envolvente. É um livro que eu recomendo muito, pois me atingiu de formas que nenhum outro livro me atingira antes.

Venha ler este maravilhoso romance e encontre aquela música perfeito que te faça sentir-se infinito.

Excelente!





 Citação favorita:
“Talvez seja bom colocar as coisas em perspectiva, mas às vezes acho que a única perspectiva é estar aqui. (...) Porque não há problema em sentir as coisas. E ser quem você é.”


Onde comprar: Saraiva  | Cultura | Fnac | Submarino $ | Martins Fontes | Rocco

Charlie
Licença Creative Commons
Resenha As vantagens de ser invisível de J. R. Gomes está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!