quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dias Perfeitos

Título: Dias Perfeitos
Autor: Raphael Montes
Gênero: Ficção nacional, romance policial, suspense
Páginas: 274
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 978-85-359-2401-5

Conheci este livro de uma forma muito engraçada. Um amigo me presenteou no semestre passado e me disse apenas o seguinte: Leia, mas não procure resenha e nem nada, apenas leia.

Eu nunca li um livro sem saber ao menos do que se tratava, mas aceitei o desafio e o fiz. Devo admitir que tive um pré-julgamento pela capa, mas fui surpreendido completamente.

“Dias Perfeitos” conta a história de Téo, carioca, filho de uma cadeirante e estudante de medicina. Ele vive uma vida pacata, sem muitas emoções e sem muitos amigos. Téo é um rapaz antissocial, mas para não ser injusto, ele tem uma única amiga, se é que podemos chamar de amiga, mas é o mais próximo disso que ele possui. Ela é Gertrudes, uma senhora que sempre está em suas aulas de anatomia. O único problema é que Gertrudes é um cadáver.

Entretanto, em certo dia, a vida de Téo muda quando ele vai contra a sua vontade a um churrasco em uma mansão carioca. Lá ele encontra Clarice, estudante de história da arte e aspirante a roteirista. Ela é o completo oposto dele, descontraída, boemia e aventureira. E isto acaba fascinando-o. Para ele alguma coisa havia mudado por conta dela, uma obsessão surgira pela moça.

“Algo havia explodido dentro dele. Algo que ele não conseguia nem queira explicar. Ainda que não soubesse o sobrenome de Clarice, onde ela morava ou em que universidade cursava história da arte, ele tinha o número do celular dela e isso os tornava íntimos.”
Dias Perfeitos, p. 21.

Após conseguir o telefone de Clarice, Téo tenta entrar em contato mas acaba falhando. Ele começa a perseguir Clarice e descobre onde ela mora. O rapaz volta de carro ao endereço, mas a jovem está de saída. Ele a persegue durante o passeio noturno pela Lapa até que Clarice, depois de quase ser atropelada, adormece bêbada na calçada. Téo a leva para casa e encontra com a mãe dela, e o inimaginável acontece: Clarice desperta e apresenta Téo como namorado. Isso o deixa confuso, mas ele acredita que Clarice não falou da boca pra fora. E no dia seguinte ele resolve visitá-la e leva consigo uma coletânea de contos de Clarice Lispector.

Téo é recebido por Clarice que está arrumando algumas malas na sala. Ela está para sair em viagem para trabalhar em seu roteiro. O diálogo entre os dois entra em ebulição quando Clarice confronta Téo sobre as ligações estranhas que ele fizera para ela fingindo ser outra pessoa. As coisas pioram até o ponto de ela deixar claro que nada nunca acontecerá entre os dois. Irritado com as acusações e com a declaração de Clarice, Téo desfere um golpe nela com o livro de mais de quinhentas páginas e capa dura que comprara para presenteá-la, deixando-a inconsciente.

Isso inicia uma jornada que leva os dois até Teresópolis, destino escolhido por Clarice para trabalhar no roteiro. Entretanto, ela está presa a Téo contra a sua vontade e a partir daí uma série de eventos se inicia levando ambos ao extremo. Muita coisa irá acontecer nesta viagem. E tudo mudará, inclusive os dois.

É com um texto extremamente envolvente que Raphael Montes nos conta esta história. Você se envolve tanto na leitura que nem percebe o tempo passando a sua volta. E ele construiu um suspense delicioso, pois soube bem onde terminar um capítulo e iniciar outro. O livro não é nada previsível, o que me deixou apaixonado por ele. Gosto de livros que me surpreendem a cada capítulo, e “Dias Perfeitos” fez isso com excelência.

Geralmente, nos romances policias temos: o crime; o criminoso e a perseguição. Esses são elementos que constituem um romance policial, mas Raphael Montes quebra esta tradição e foca no crime; no criminoso e nas consequências que o crime causará no criminoso e em sua vítima. Isso foi o ponto que mais me agradou no livro e me despertou a vontade de ler mais livros do gênero.

Agoniante, delicioso e imprevisível define “Dias Perfeitos”. Você não pode deixar de ler este livro que irá te envolver e te deixar de boca aberta com o final. Envolva-se e viva dias perfeitos na companhia de Téo e Clarice.

Excelente





Citação favorita: "Quando um homem tem tanta vergonha de si mesmo e se vê desmascarado, não restam muitos caminhos, Clarice. O suicídio é a única saída"
Téo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!