quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dexter - A mão esquerda de Deus

Título Original: Darkly dreaming Dexter
Autor: Jeff Lindsay
Tradutor: Beatriz Horta
Gênero: Ficção, policial, suspense, literatura estrangeira
Páginas: 272
Editora: Planeta
ISBN: 978-85-7665-345-5

Hell-o, Folks! Adivinha quem vai abrir este mês tão especial que é outubro?! Exactly! Euzinho mesmo! Um mês cheio de terror, suspense e muitos, mas muitos sustos! Vamos lá?!

Assim como a série, nossa antítese de herói, também conhecido como lindo e belo Dexter é um assassino em série, perito nas artes de camuflar-se na sociedade, localizar suas presas e, claro, matar. Mas o que tem de diferente nisso? Ele é um “policial”!

O primeiro livro da série de Jeff Lindsay nos introduz um analista de laboratório especialista em sangue que, nas horas vagas, gosta de mostrar que seu ofício é uma faca de dois gumes: como descobrir quem matou e não ser pego por aqueles ao seu redor.

Parece ser um belo cenário para um assassino em série, mas como o mundo é uma caixinha de surpresas, sua irmã Debrah é uma policial que busca uma grande ascensão dentro do distrito. E cá vem mais uma pergunta: porque ambos trabalham no distrito? Simples: Harry, pai biológico de Debrah e adotivo de Dexter – sim, adotivo, mas calma, chegaremos lá em alguns instantes – era um grande policial.

O livro começa com Dexter divagando sobre a lua e a noite, sempre na companhia de um passageiro. Aquele que nomeia como “Passageiro sombrio” – tudo o que precisamos saber nesta resenha é que este companheiro guia Dexter, como uma sombra, uma mão em suas mortes. Sem mais delongas, é nos apresentado a primeira morte do livro.

Aos poucos, vamos descobrindo a história de Dexter que, quando criança, viu sua mãe ser morta dentro de um container com uma serra elétrica e lá ficou durante três dias, chorando no sangue dela. Isso acabou mudando drasticamente a vida dele. Após esse tempo, Harry encontra Dexter e o adota.

Enquanto cresce, nota-se um comportamento diferente no garoto. Ao notar isso, o policial decide que deve canalizar este comportamento para um bom lado, o lado da justiça. É então criado o código de Harry para Dexter seguir e matar apenas aqueles que merecem morrer.

Em paralelo que é apresentado o passado do Justiceiro Negro, vemos também seu presente. Nele temos Rita, uma bela mulher e namorada de Dexter, com dois filhos de um casamento destruído pelas drogas.

Durante suas matanças, algo lhe chama a atenção: um novo assassino, tão inteligente e meticuloso quanto ele mesmo, está atacando a cidade e matando mulheres. “Hora de investigar!”, diz seu passageiro oculto no canto de sua mente, e assim ele o faz.

O Assassino, descobrindo aos poucos que há um grande predador em seu encalço, começa a brincar com ele. Dexter começa a receber mensagens que apenas ele entenderia seus significados. Mensagens que apenas ele conheceria, pois somente ele poderia tê-las enviado ou alguém que o conhecesse tão bem, mas quem?

E dessa forma nos é apresentado o primeiro serial killer de nossa série: o Assassino do Caminhão de Gelo (conhecido também como Ice Truck Killer).

Com isso, as investigações de Dex e Deborah começam. E aos poucos, enquanto entramos nos pensamentos de Dexter, descobrimos que algo está errado e, com as mensagens, vimos que somente ele poderia ter feito aquilo. Estaria ele sonâmbulo? Em certo ponto da história, talvez o mais ousado ataque do ITK (sim, vou me referir ao carinha do caminhão de gelo assim, por motivos de: assim é mais rápido) é possível ver nas filmagens quem está por trás de tudo: um homem alto, com camisa florida, queixo quadrado, belas feições ― as que foram notadas, já que era de noite e sabemos como câmeras de segurança nunca tem uma boa qualidade (?)  ― e um cabelo bem cortado. Não pode ser! Seria Dexter?!

Nosso predador noturno encontra-se numa encruzilhada: provar que não é ele que está por trás daqueles assassinatos e, se for, como e porque? E para ajudar ainda mais a confusão de nosso intrépido anti-herói, sua irmãzinha do coração está apaixonada!

Será que ele consegue lidar com tudo isso? Será que conseguirá descobrir quem é o verdadeiro assassino? Há alguém mais ou ele começou a perder o controle de sua vida?

“Dexter: a mão esquerda de Deus” é um livro que te prende do início ao fim. Com uma escrita envolvente de Jeff Lindsay, cada peça do quebra-cabeça é jogada na hora certa, aumentando ainda mais a tensão. Não há como não apaixonar-se por Dexter e envolver-se em seu carisma. Durante a leitura não há como não identificar-se com ele, pelo menos em um ponto de suas reflexões e de suas batalhas internas.

Citação Favorita:
“Estava mais um lindo dia de sol em Miami. Com possibilidade de cadáveres mutilados enfrentarem chuva à tarde. Me vesti e fui para o trabalho.” – Dexter Morgan

Hey! Vocês estão sabendo?! Há novidades vindo por ai! Preparem-se, pois algo incrível acontecerá!

Excelente!

Onde comprar: Saraiva | Cultura | Submarino $| Martins Fontes | Amazon $



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!