quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Sombras da Noite

Título Original: Night Shift
Autor: Stephen King
Tradutor: Adriana Lisboa
Gênero: Terror
Páginas: 510
Editora: Objetiva
ISBN: 978-85-390-0441-6

Oi! 

Sou novo no Estante e vou apresentar resenhas periódicas aqui. Mas afinal, quem sou eu? Me chamo Alexandre, tenho 23 anos e estudo Publicidade. Quando não estou com a cara enfiada nos livros de marketing, estou lendo romances e livros de terror (sim, desde Nicolas Sparks a Stephen King). E nada melhor do que começar minha participação no blog com meu autor favorito, não é mesmo?

Sou apaixonado pela escrita de Stephen King desde “Carrie”, um dos meus livros favoritos. E tenho certo apreço por seus contos, sempre muito densos e complexos. Após ler “Ao Anoitecer”, fiquei curioso e fui buscar por mais contos dele. Admito: precisei quebrar um grande preconceito ao comprar esse tipo de livro – o de pocket books.

“Sombras da Noite” foi a primeira coletânea de contos do autor, e é considerado o melhor dentre suas outras coletâneas. Constituído por vinte contos, muitos deles já adaptados para o cinema, incluindo “As Crianças do Milharal” ou como todos conhecem: “Colheita Maldita”.

O livro é completo. Stephen King trabalha com a premissa de que vai conseguir te assustar, seja com um terror psicológico ou até mesmo com um terror escatológico. E ele faz isso de modo surpreendente.

Você não sabe o que te espera.

Dentre os contos, três muito específicos se destacam, cada um por uma razão diferente: “O ressalto”, que trabalha com um medo quase que universal descrito de um modo que eu nunca imaginei antes; ”Ex-fumantes Ltda.”, onde o autor consegue mostrar, usando um humor um tanto negro, uma resolução para um problema recorrente; e “O último degrau da escada”, meu conto favorito do livro, pois é mais levado para o lado emocional.

O que mais me deixou impressionado é que eu já conhecia metade das histórias contadas (uma vez que cresci vendo filmes baseados nesses contos), mas ainda assim, era como se eu não soubesse como os contos iriam acabar. King tem o poder de te contar uma história que você já conhece e ainda assim te surpreender.

Citação favorita: "Harold atravessou a casa correndo outra vez, irrompeu na varanda dos fundos e se deteve, paralisado. Era obsceno. Era uma visão grotesca."

Excelente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da resenha? Deixe o seu ponto de vista registrado no Estante de Garotos!