quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Livro: Quem é você, Alasca?

Título Original: Looking for Alasca
Autor: John Green
Tradutor: Rodrigo Neves
Gênero: Literatura Juvenil, romance, ficção estrangeira
Páginas: 229
Editora: Martins Fontes
ISBN: 978-85-7827-342-2
  
Eu conheci John Green através do livro "A Culpa é das Estrelas", e resolvi ler os outros livros dele. Então, comecei por "Quem é você, Alasca?" que foi o primeiro romance do autor. E me surpreendi muito, pois honestamente acreditei que ele seria um one-hit-wonder ― uma vez que um de seus livros foi a maior explosão literária dos últimos tempos (Com direito a adaptação cinematográfica). O que, na maioria dos casos,  ofusca outras obras do autor.

O livro conta a história de Miles, um garoto de 15 anos que é fascinado por biografias e "guarda" as últimas palavras das pessoas. Exatamente, ele gosta de guardar qual foi a última coisa que as pessoas falaram (de início achei meio mórbido, mas beleza). Ele decide que é hora de expandir os horizontes e resolve estudar no mesmo colégio interno que seu pai. Chegando lá, ele conhece Coronel, um carinha baixinho e invocado com quem divide o quarto e aos poucos vai sendo introduzido ao círculo de amigos dele, apresentando inclusive Alasca, que é um personagem no mínimo intrigante.

O envolvimento de Miles com os colegas e com a própria Alasca é algo muito legal de se assistir. Primeiro, por que você se sente na escola de novo (para quem já terminou o colégio). Os personagens são muito diferentes e de início você se pergunta como todo mundo consegue andar junto, mas ainda assim, sabe que é possível, pois você também fez parte de um grupo peculiar no colégio. E conforme  vai lendo, vai se relacionando com os personagens, até que o livro ganha um grande mistério que te faz devorar os últimos capítulos na tentativa de entender como isso aconteceu e por que aconteceu.

O livro tem uma narrativa bem interessante. A leitura é bem gostosa e o modo como os personagens foram construídos foi bem satisfatório. Duas coisas que eu curti muito no livro: o fato dos personagens secundários terem tanto destaque e profundidade quanto o próprio Miles ― aqui ressalto que o Coronel é de longe meu personagem predileto, cuja história é mais complexa, logo, ele não é uma personagem rasa; e a divisão escolhida pelo autor, onde temos o "antes" e o "depois" (E passamos grande parte do livro nos perguntando qual será o fato que dividirá a história).

"Quem é você, Alasca" segue a linha do livro que fez nos apaixonar por John Green. História empolgante, um protagonista humano e acima de tudo: uma história que nos faz imaginar que todos fazemos parte de um "grande talvez".

MUITO BOM!


Citação Favorita:
"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto isso será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a - frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente"

- Alasca Young

Onde comprar: Amazon ($) | Saraiva | Cultura ($)| Submarino | Martins fontes |


Licença Creative Commons
Resenha: Quem é você, Alasca? de Alexandre Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.